Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Programa Interlegis vai dar apoio técnico ao trabalho dos parlamentares da Guiné-Bissau

Programa Interlegis vai dar apoio técnico ao trabalho dos parlamentares da Guiné-Bissau

por admin última modificação 20/04/2015 20h33
Programa Interlegis vai dar apoio técnico ao trabalho dos parlamentares da Guiné-Bissau

Dep. Satu Camara, Dep. Serifo Nhamadjo e representantes Interlegis e NDI

O director da Secretaria Especial do Interlegis, Márcio Sampaio, o chefe da Assessoria Técnica , José Dantas Filho e o consultor do Senado Federal, Armando Cerchi Nascimento, viajam nesta quinta- feira (9) para a Guiné-Bissau. A viagem tem como objectivo ajudar a Assembleia Popular daquele país, com uma acção de apoio ao sistema de educação parlamentar e ainda à parte de estrutura tecnológica, legislativa e administrativa.
 

A USAID, Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, já age no país com programas que visam  dar apoio aos parlamentares nos mesmos moldes dos cursos ministrados pelo Interlegis como “O Papel do Vereador”, que é oferecido às câmaras que aderem ao programa. A barreira cultural encontrada pelas instituições que agem em Cooperação Internacional na Guiné-Bissau fez com que o Brasil fosse um forte nome para a aproximação. Com a mesma  língua oficial e um sistema político parecido com o brasileiro, surgiu o convite por parte do Itamarati para que os representantes assumissem a missão.
 

José Dantas Filho afirma que “Guiné Bissau é um país multi-étnico assim como o Brasil, porém a língua ainda poderá ser um obstáculo”.  A língua oficial é o português, mas também se fala o crioulo e dialectos regionais.

 

Inicialmente, segundo o chefe da Assessoria Técnica do Interlegis, o convite foi apenas para apoiar no sistema de educação parlamentar. Porém, verificou-se que vários produtos desenvolvidos pelo Programa seriam válidos se aplicados ao parlamento guineense. “A experiência que já chega às câmaras de todo o país também pode ser muito útil na reconstrução da democracia do país africano. As estruturas de tecnologia, legislação e administração do Interlegis poderão ser de grande utilidade para a redemocratização”, afirma Dantas.
 

Durante a estadia de uma semana no país,os representantes conversarão com a USAID e outras instituições que já estão no país para que seja feita uma acção conjunta. Se o objectivo de Cooperação Internacional for atingido, será um exemplo a ser seguido, para que  outros países tomem a iniciativa de ajudar na reconstrução do país, concluiu José Dantas.
 

Segundo Armando Cerchi Nascimento, o apoio técnico oferecido na missão também será útil para auxiliar o Brasil nas relações internacionais e oferecer instrumentos para a reconstrução da Guiné Bissau.


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 325

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.