Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / PARLAMENTO INFANTIL CELEBRA QUINZENA DA CRIANÇA AFRICANA

PARLAMENTO INFANTIL CELEBRA QUINZENA DA CRIANÇA AFRICANA

por Mario Ferreira publicado 15/06/2017 12h37, última modificação 15/06/2017 12h37
A cerimónia alusiva à Quinzena da Criança Africana, decorreu hoje, no Palácio Colinas de Boé, durante uma Sessão dedicada às crianças e jovens da Guiné-Bissau, sob o lema: as consequências da instabilidade política na vida das crianças.

A cerimónia alusiva à Quinzena da Criança Africana, decorreu hoje, no Palácio Colinas de Boé (Sede da ANP), durante uma Sessão dedicada às crianças e jovens da Guiné-Bissau, sob o lema: as consequências da instabilidade política na vida das crianças.

Na abertura solene, a Presidente do Parlamento Infantil, Nela Mantija, disse que todos os males que afetam as crianças têm um único nome: Instabilidade Política. “Os políticos não têm a noção das consequências da instabilidade política na vida das crianças. Acrescentou.

Durante o ato, a Representante interina da Unicef, Cristina Brugiolo, anunciou que a taxa de mortalidade infantil reduziu significativamente no País, por outro lado, aumenta a taxa do aleitamento materno. Sublinhou na mesma ocasião que 3 em cada 4 crianças, na Guiné-Bissau, não têm registo de nascimento e crianças com 6 a 11 anos de idade, na sua grande maioria, não frequentam a escola.

O Primeiro Secretário da Mesa ANP, Serifo Djaló, na sua intervenção pediu desculpas às crianças, por mal-estar causado por “eles” (atores políticos) e que crianças Parlamentares são um exemplo a seguir. Para terminar, Serifo Djaló, afirmou que as greves vividas no setor da educação foram muitas das vezes motivadas pelos interesses políticos.

O Representante do PLAN internacional, igualmente presente na cerimónia, informou que a criança está no centro da Agenda do Desenvolvimento da Organização.

De recordar que as atividades dedicadas a Quinzena das crianças termina amanhã, 16 de junho, dia da criança Africana.

Ainda sobre a Criança Africana, as Nações Unidas comprometeu-se trabalhar na «Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Crianças em Africa: Acelerar a Proteção, o Empoderamento e Igualdade de Oportunidade».

A realização da referida Sessão do Parlamento Infantil, teve o apoio financeiro da Unicef, do apoio técnico do Instituto da Mulher e Criança e da Assembleia Nacional Popular.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 333

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.