Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Celebração de 20 anos de democracia

Celebração de 20 anos de democracia

por Homem João Fernandes última modificação 20/04/2015 20h33
Celebração de 20 anos de democracia

Embaixador cubano na Guiné-Bissau

O embaixador extraordinário e plenepotenciário da República de Cuba na Guiné-Bissau; o representante da Comissão da CEDEAO, o representante da União Africana e o representante especial-adjunto de Ban Ki Moon no país, foram as vozes da comunidade internacional que deram o seu testemunho na abertura do colóquio “20 anos de democracia: balanço e desafios”.

O decano em exercício do corpo diplomático acreditado em Bissau, o embaixador cubano no nosso país, começou por saudar o retorno à ordem constitucional. “Saudamos o reencontro com a paz de toda a sociedade guineense, a unidade e o trabalho árduo para o desenvolvimento do seu povo”, acrescentando que  estes 20 anos de vivência democrática têm que servir para consolidar a nova etapa que agora começou.

O diplomata cubano salientou que é necessário cerrar fileiras contra “aquelas coisas que tanto travam o valoroso, heróico e amigável povo da Guiné-Bissau”, designadamente a luta contra a fome, contra o analfabetismo e a luta contra a insalubridade, “objectivos impostergáveis para o desenvolvimento, pois sem saúde e sem educação não há desenvolvimento”.

Citando José Marti, segundo o qual devemos ser cultos para sermos livres, o embaixador cubano considerou que um povo sem cultura por mais que lute, nunca atingirá a liberdade plena.

Na sua curta intervenção, o decano em exercício do corpo diplomático recordou o 90º aniversário de nascimento de Amilcar Lopes Cabral “um grande homem de África e do mundo, um amigo de todos os progressistas do mundo, um homem que lutou para o seu povo, para o seu continente e para a liberdade mundial”.

Concluindo, sublinhou que é enorme o desafio para os guineenses e para a comunidade internacional. Porém, “o maior desafio é respeitarmos a vontade deste povo que se expressou nas urnas com o seu voto e que pode contar em pleno com a comunidade internacional”.

 

 

 

 


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.

Mídias Sociais

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal. Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Rádio Legislativa
If your video does not start playing shortly, please ensure that you have JavaScript enabled and the latest version of Adobe Flash Player (http://www.adobe.com/products/flashplayer/) installed.
Audio Player
More…
Pesquisa de Opinião

Gostou do novo portal?

Sim
Não
Pode melhorar
spinner
Total de votos: 305

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.